1 de junho de 2010

Riscos e Acidentes de Trabalhadores dos Serviços de Saúde

Denize Nogueira

Quem são trabalhadores dos serviços de saúde?

Trabalhadores que exerçam função nos serviços de saúde, isto é, em qualquer edificação destinada à prestação de assistência à saúde da população, e todas as ações de promoção, recuperação, assistência, pesquisa e ensino em saúde em qualquer nível de complexidade.

O que é risco?

É importante que fique clara a diferença entre risco e perigo. Existe perigo onde se manipulação de determinados produtos químicos ou biológicos. Porém o risco dessa atividade pode ser considerado baixo se forem observados todos os cuidados necessários e utilizados os equipamentos de proteção adequados

Quais são os riscos?

Riscos Físicos - formas de energia como: ruídos, vibrações, pressões anormais, radiações ionizantes ou não, ultra e infra-som (NR-09 e NR-15).

Riscos Químicos - substâncias, compostos ou produtos que podem penetrar no organismo por via respiratória, absorvidos pela pele ou por ingestão, na forma de gases, vapores, neblinas, poeiras ou fumos (NR-09, NR-15 e NR-32).

Riscos Ergonômicos - são elementos físicos e organizacionais no trabalho que interferem no conforto da atividade laboral e conseqüentemente nas características psicofisiológicas do trabalhador (NR-17)

Riscos Biológicos - considera-se Risco Biológico a probabilidade da exposição ocupacional a agentes biológicos. Consideram-se agentes biológicos os mi­crorganismos, geneticamente modificados ou não; as culturas de células; os parasitas; as toxinas e os príons Esses agentes são capazes de provocar dano à saúde humana, podendo causar infecções, efeitos tóxicos, efeitos alergênicos, doenças auto-imunes e a formação de neoplasias e malformações. (NR-32)

A saúde mental como risco

Muitos Trabalhadores parecem se sentirem mais autorizados a buscar a assistência quando se apresentam problemas de ordem física do que de mental. Importante notar que, muitas vezes, os sintomas de ordem mental – tais como depressão, ansiedade, pânico, insônia, irritabilidade, diminuição da concentração, etc. – podem ser, inclusive, sentidos a mais tempo do que os sintomas físicos e que, portanto, não seriam a expressão das repercussões psicossociais desse tipo de adoecimento.

Expressões como "ritmo alucinante", "trabalho incessante", "loucura", "desespero" são usadas com freqüência pelos trabalhadores para expressar a intensidade do sofrimento provocado por essas características da organização do trabalho.

O que é acidente de trabalho?

O Ministério da Previdência e Assistência Social define acidente de trabalho como o ocorrido pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, o qual provoca lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho A principal causa de acidentes de trabalho em profissionais de saúde está relacionada ao uso de material perfuro cortante representam 1/3 de todos acidentes envolvendo profissionais de enfermagem. Os acidentes envolvendo material biológico, freqüentes entre os profissionais de saúde, não se enquadram na definição legal de acidente. O fato da comunicação do acidente de trabalho ser procedimento facultativo é um problema grave, pois, muitas vezes, o acidente não gera nenhuma das situações previstas na definição de acidente de trabalho,

Prevenção

§ Fatores de risco (perigos) e riscos relacionados à segurança e à saúde dos trabalhadores devem ser identificados e avaliados de forma contínua.

§ Conscientização dos empregados e empregadores, sobre a importância da Saúde e Segurança no trabalho;

§ Observância, nos locais de trabalho, das normas de segurança;

§ Confecção, a partir da determinação dos agentes ambientais, do mapa de risco

Desafios

Pode ser percebida certa ilusão em apostar que somente os treinamentos, apostilas e normas podem deter o cotidiano de risco e acidentes de trabalho. Se a organização do trabalho e os trabalhadores não forem incluídos (e não se incluírem) à adesão e mobilização necessárias para mudanças profundas não se realizará. A interação cotidiana no local de trabalho e em outros espaços de sociabilidade, a vivência pessoal e singular e a troca de informações animam a construção, desconhecimentos e explicações sobre a relação saúde mental e trabalho pelos próprios trabalhadores.

Questões

1. O que, durante o meu trabalho, posso identificar como risco?

2. O que, no meu cotidiano, consigo identificar como conseqüências físicas e mentais do meu trabalho?

3. Já sofri algum acidente de trabalho ou conheço alguém que sofreu? Como foi? O acidente foi notificado?

4. Por que eu acho que acontecem acidentes de trabalho?

5. Quais são as normas que eu tenho conhecimento? Eu acho que são relevantes para a minha atividade?

6. “Muitos Trabalhadores parecem se sentirem mais autorizados a buscar a assistência quando se apresentam problemas de ordem física do que de mental.” Concordo ou discordo da afirmação? Por que?

Referências

1. BIOSSEGURANÇA: elo estratégico de SST. (http://www.biossegurancahospitalar.com.br/pagina1.php?id_informe=43&id_texto=34) em 18/04/2010 às 14:45

2. Caixeta, Roberta de Betânia & Barbosa-Branco, Anadergh. Acidente de trabalho, com material biológico, em profissionais de saúde de hospitais públicos do Distrito Federal, Brasil, 2002/2003

3. Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho. Diretrizes sobre Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho. São Paulo:, 2005. Título original: Guidelines on Occupational Safety and Health Management Systems – ILO-OSH 2001. Tradução: Gilmar da Cunha Trivelato.

4. Marziale, Maria Helena Palucci & Nishimura. Karina Yukari Namioka & Ferreira, Mônica Miguel. RISCOS DE CONTAMINAÇÃO OCASIONADOS POR ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAL PÉRFURO-CORTANTE ENTRE TRABALHADORES DE ENFERMAGEM Rev Latino-am Enfermagem 2004 janeiro-fevereiro; 12(1):36-42

5. Ministério do Trabalho e emprego. Os riscos biológicos no âmbito da Norma Regulamentadora Nº. 32 Brasília 2008

Nenhum comentário: