24 de março de 2011

LER / DORT - CEREST ARACAJU/ SMS

O Seminário LER/DORT, foi uma iniciativa do CEREST/SMS de Aracaju, SE e realizou-se nos dias 15 e 16/04 de 2010. A palestra da profa. Dra. Marilene Verthein intitulada “Os desafios da discussão da saúde: LER/DORT e sofrimento psíquico contextualizando campos históricos do mundo do trabalho abordou, inicialmente, os movimentos de luta dos trabalhadores pela saúde. A questão proposta pelos desafios da LER/DORT envolveu a discussão das práticas da perícia médica, das leis e dos campos de subjetividade efetivados no desencadeamento dos processos de adoecimento e sofrimento psíquico no trabalho. Percurso inseridos em zonas de invisibilidade e estratégias que buscam mascarar o sofrimento psíquico dos trabalhadores e no caso específico das LER/DORT, com abusivas formas de culpabilização, diagnósticos de histeria e outros que banalizam a doença do trabalho como território de inutilidade. As reflexões colocaram em destaque os encaminhamentos efetivos do CEREST de Aracaju/SE e suas implicações, enquanto órgão da rede SUS, com referência impar no processo da Saúde do Trabalhador.

O publico alvo compunha, no dia 15, instituições de ensino superior, conselhos de classe, ,representante patronal e de trabalhadores, Ministério Publico do Trabalho,
Representante de Federações , OAB, Controle Social, Secretarias de Saúde de Estado e
Municipio, Sociedades Médica, FUNASA, estiveram presentes 65 participantes. O publico do dia 16, foi composto por trabalhadores da rede SUS de Aracaju/SE, e contou com 40 participantes.

Nenhum comentário: