1 de outubro de 2011

Saúde do Trabalhador

Saúde do Trabalhador – Projeto Vida – Hospital Geral de Bonsucesso 

"Formular uma política de saúde do trabalhador significa, portanto, contemplar essa ampla gama de condicionantes da saúde e da doença. Especificamente para o setor público de saúde, do âmbito municipal ao federal, é premente a necessidade de consolidar ações de saúde do trabalhador que abranjam da vigilância à assistência em seu sentido amplo. Porém, a limitada intervenção da Saúde Pública num campo que nunca foi objeto central de preocupação, agudizada pelos percalços da gestão financeira e de recursos humanos na implementação do Sistema Único de Saúde, tem se refletido na tendência de tratar como questão menor a atenção integrada, mas diferenciada, aos trabalhadores. Essa ausência de respostas efetivas vem servindo de justificativa para que o setor privado se incumba gradativamente de determinadas tarefas que, em princípio, seriam um compromisso fundamental do Estado. Dessa forma, as iniciativas saudáveis de criação de programas ou centros de referência com essa finalidade têm resultado, de modo geral, mais do empenho de alguns profissionais do que do necessário processo de institucionalização, fruto de uma política assumida". (  MINAYO-GOMEZ, Caderno de Saúde , vol 13 . 1997)


O campo da Saúde do Trabalhador permite analisar os processos de trabalho e saúde dentro de sua complexidade na qual o trabalho está inserido, de prazer e sofrimento.

As ações de humanização implementadas no HGB e os consequentes benefícios para os usuários e os profissionais de saúde. Por meio da rotina da UTI Neonatal, o filme mostra como a humanização pode transformar as relações de trabalho e o acolhimento ao usuário.

Este vídeo mostra como é possível humanizar o modo de trabalhar dos servidores de saúde em um Hospital Geral. Ações que permitam auxiliar em prol da Saúde do Trabalhador faz com que o trabalho se torne reinventado e cheio de prazer e realizações






Nenhum comentário: