7 de outubro de 2008

Agenciamentos Coletivos


O departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense firmou uma aliança com o Sindicato dos Bancários a fim de ampliar a discussão sobre a saúde do trabalhador.

As condições de trabalho interferem na saúde, sendo assim, nós propomos um trabalho de reflexão das demandas apresentadas pelos bancários sobre questões relacionadas à saúde. Dentre outros aspectos sabe-se, a partir de dados de pesquisa, na literatura sobre o tema, que o cotidiano de trabalho dessa categoria é marcado, também, por sofrimento e adoecimento advindos das condições desgastantes vivenciadas: o medo da violência resultante dos constantes assaltos às agencias; a constante ameaça de demissão em função do não cumprimento da cota de vendas de produtos e serviços; o assedio moral; o freqüente acometimento das LER/DORT e o estresse. Estas condições cotidianas justificam uma intervenção mais pontual da psicologia no espaço de luta do sindicato, reforçando a nossa proposta de parceria, no que tange a Saúde do Trabalhador.

Neste contexto, nós do projeto de extensão “Agenciamentos Coletivos SUS e a Saúde do Trabalhador em Debate”, propomos como atividades:

  • Plantão (13h30min às 16h00min nas segundas e quartas feiras) para acolher os trabalhadores com suas questões relacionadas à saúde
  • Encontro Coletivo com os trabalhadores para discussão e oficinas temáticas.
  • Elaboração de escritura síntese para o jornal.
  • Grupo de estudo temático

Nenhum comentário: